Os eleitores que votam em municípios onde há segundo turno e não votarão têm até às 17h para justificarem. Em Sorriso, os postos de justificativas estão instalados nas escolas Ivete Arenhardt e São Domingos.
Em Alta Floresta, as justificativas estão sendo feitas diretamente no Cartório Eleitoral, bem como em Carlinda e Paranaíta, onde as justificativas também estão sendo feitas nos respectivos postos eleitorais.
Já em Lucas do Rio Verde, a mesa receptora de justificativas está instalada na escola estadual Dom Bosco. Nas cidades de Tapurah, Ipiranga do Norte e Intanhangá, que compreendem a zona eleitoral de Lucas, os postos são as escolas Vinicius de Moraes, André Antônio Maggi e Bromildo Lawisch, respectivamente.
Em Sinop, conforme Só Notícias informou, o eleitor deve procurar a rodoviária ou a escola Estadual São Vicente de Paula, no bairro São Cristóvão. Em Claudia, as justificativas devem ser feitas na Escola Estadual Manoel Soares de Campos. Em Vera, na escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Em Santa Carmem, na Escola Selvino Previ e, em União do Sul, no posto eleitoral.
Após o segundo turno, os eleitores têm mais 60 dias para justificar seus votos, quando deverão explicar o motivo pelo não comparecimento no dia das eleições.