O TRE- Tribunal Regional Eleitoral- cassou, agora há pouco, os mandatos de 12 vereadores, dentre eles o presidente da Câmara Municipal de Nova Mutum, Unirio Schirmer (Ratinho), por infidelidade partidária. O diretório estadual do PPS acionou a Justiça Eleitoral pedindo a perda de mandato de Unirio pelo fato dele ter sido eleito pelo partido e, depois, mudado para o PR. Só Notícias apurou que o desembargador Manoel Ornellas foi relator da ação e seu parecer foi pela cassação. Por maioria, o presidente da câmara acabou perdendo o mandato que termina em dezembro. Mas ele deve ficar pouco tempo afastado da câmara. Como foi reeleito no domingo, Unirio Schirmer começa novo mandato a partir de janeiro de 2009. A decisão tomada hoje pelo TRE é referente ao mandato que termina em dezembro de 2008.
Ainda esta noite, o TRE cassou Irineu Conci, de Tapurah (PP); Itor Pires de Camargo, de Santa Rita do Trivelato; Gisele Tochetto, de Ipiranga do Norte (PP); Paulo Porfírio de Tangará da Serra (PR); Alcy Silva, de Cáceres (PP); Sebastião José de Souza (PP) Santa Cruz do Xingu; Leones Rodrigues de Souza (PT) de Rondolândia; Pedro Antônio Menegon (PR) de Alto Araguaia; Maurindo Ribeiro da Silva (PR) de Barão de Melgaço e José Pereira Neto (PMDB), de Guiratinga.
Agora, são 154 vereadores em Mato Grosso que perderam mandatos por infidelidade partidária. Alguns conseguiram liminares no TSE e continuam nos cargos. Mas a grande maioria dos recursos ajuizados no Tribunal Superior Eleitoral foram negados.