PUBLICIDADE

TSE recebe pedido de força federal em Mato Grosso para as eleições

PUBLICIDADE

O município de Ribeirão Cascalheira (900 km a Leste de Cuiabá) consta na lista do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como o município do Estado que pediu envio de força federal, para auxiliar na manutenção da segurança pública nas eleições 2008. O relator do pedido é o ministro Joaquim Barbosa. Ribeirão Cascalheira tem três candidatos a prefeito: Adário Carneiro Filho (DEM), Francisco de Assis dos Santos (PT) e Jeová Ferreira da Silva (PSB), além de 48 candidatos a vereador.

O município possui 5.458 eleitores aptos a votar no dia 05 de outubro, pertence à 53° Zona Eleitoral, junto com Serra Nova Dourada e Bom Jesus do Araguaia. Na semana passada, porém, o comandante da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Campos Filho, disse ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Leônidas Duarte Monteiro, não haver necessidade de força federal nas eleições no Estado.

O TSE recebeu 260 pedidos de 12 Estados. Do total de requisições, o TSE já aprovou o envio de força federal para 114 municípios, sendo, 82 do Pará, 29 do Amazonas, para áreas afetadas por milícias na região metropolitana do Rio de Janeiro, dois municípios do Tocantins e um de Alagoas. A requisição de força federal é feita pelo juiz eleitoral do município ao TRE, que a encaminha ao TSE para exame.

O Pará requisitou o envio de tropas federais para 97 municípios. Em seguida, vem o Piauí, com 76 municípios, Rio Grande do Norte, com 39, Amazonas, 33, Amapá, 5, Alagoas, 3, Tocantins, 2, e Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Sergipe, com uma solicitação cada.

Além desses pedidos, o TSE também solicitou à Presidência da República a utilização de força federal na capital fluminense. No Rio de Janeiro, caso excepcional em o trabalho das forças federais não se restringe ao dia das eleições, as áreas afetadas por milícias e pelo tráfico de drogas já estão recebendo a atuação dos militares.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE