A corrida sucessória em Sinop (481 km ao norte da Capital) está praticamente definida em favor do deputado estadual Juarez Costa (PMDB), que aparece como o futuro prefeito do município em pesquisa do Instituto Gazeta Dados. Realizada nos 6 e 7 de setembro, com registro número 013/2008 da 22ª Zona Eleitoral da comarca local, a amostragem de voto simulado atribui ao peemedebista 60% do eleitorado contra 14% obtidos pelo seu único adversário, Paulo Fiuza (PV). A diferença pró Juarez é de 46 pontos percentuais.
O número de indecisos – 15% – ainda é representativo, mas não alteraria significativamente o quadro atual. Brancos e nulos somam 11%. No voto simulado, o eleitor indica o nome de sua preferência ao ver a lista de candidatos. Para chegar a resultados proporcionais à população de Sinop, o Gazeta Dados entrevistou 400 pessoas, através da técnica Survey com aplicação de questionários padronizados. O instituto utilizou informações do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Espontâneo – Na simulação de voto espontâneo, aquela em que o eleitor diz sem qualquer tipo de indução em quem vai votar, Juarez Costa mantém a liderança com 3 pontos a menos – 57% – enquanto o adversário Fiuza permanece com os mesmos 14%. Nesta situação, o índice de indecisos atinge 16% do total de entrevistados. Treze por cento declararam que vão votar em branco ou anularão os votos. Em Sinop, estão cadastrados 69.668 mil eleitores, sendo 34.179 mulheres e 35.476 homens.
Votos válidos – O favoritismo de Juarez, que é candidato de oposição, salta a 81% quando o Gazeta Dados totaliza os chamados votos válidos, quando são retirados brancos e nulos e o número de indecisos. Sessenta e dois pontos percentuais separam o deputado de Fiuza, que ficou com 19%. A margem de erro definida pelo instituto nesta pesquisa é de 4% a maior ou a menor. O Gazeta Dados também simulou como seriam os índices de cada candidato dentro desta oscilação. O primeiro colocado Juarez Costa poderia baixar a 77% e alcançar 85%. Já Paulo Fiuza desceria a 15% e podendo atingir 23%. Também neste confronto, Costa venceria o pleito com facilidade.
Rejeição – A cômoda situação do peemedebista na sucessão do prefeito Nilson Leitão (PSDB) é refletida na sua baixa rejeição. Juarez Costa possui 11%. Paulo Fiuza não tem a aprovação de 42% dos eleitores. O total de indecisos vai a 23% e a opção nenhum deles chega em 24%. Quando o Gazeta Dados faz a pergunta “Quem ganhará as eleições?”, o candidato do PMDB salta a 73%, deixando o segundo colocado com apenas 8% das indicações do eleitorado. Indecisos são 15%, enquanto 4% preferiram não responder ao questionamento. Uma outra pergunta feita aos eleitores de Sinop foi “Qual candidato está fazendo a melhor campanha?”. Para 62% dos entrevistados o desempenho positivo é de Juarez Costa. Onze por cento indicaram Paulo Fiuza e 21% optaram por não responder. Seis por cento disseram que nenhum deles está se saindo bem.