Conhecer a potencialidade econômica de Mato Grosso e o processo de desenvolvimento do Estado é o objetivo de um grupo de congressistas americanos, que chegou hoje em Cuiabá. Representando quatro Estados norte-americanos, a comitiva foi recebida pelo secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, no hangar do Governo, aeroporto Marechal Rondon. Na ocasião, os congressistas assistiram a um vídeo que mostra todo o potencial e crescimento de Mato Grosso e ouviram uma palestra proferida pelo secretário da Sicme.
Pedro Nadaf apresentou vários números que comprovam o crescimento e a importância que o Estado ocupa no Brasil e no mundo. O secretário destacou que o PIB de Mato Grosso é o que mais cresce no país, sendo que, nos últimos cinco anos, apresentou um acréscimo de 56,50%. “É uma média de 10% de crescimento por ano”, destacou.
Os congressistas conheceram também a produção de Mato Grosso, que possui 70% do algodão brasileiro, 150 milhões de aves, sendo o terceiro Estado que mais abate frango no país, além de ser o maior produtor de soja, com 30% da produção do Brasil. “Os números mostram a política de atração de investimentos que o Governo vem desempenhando, trazendo novas indústrias para nossa região. A quantidade de empresas no Estado cresceu 34% nos últimos três anos. Os investimentos, que vieram para Mato Grosso, no período de cinco anos, chegaram a U$ 4,3 bilhões, gerados por 360 novas empresas”.
Para o secretário, a visita do grupo de americanos mostra o interesse deles em investir no Estado. “O crescimento da produção brasileira despertou o interesse deles, que vieram para conhecer de perto o contexto econômico de Mato Grosso e o processo logístico de escoamento da produção. Esta visita já mostra que podemos ser, futuramente, parceiros econômicos”.
O chefe do comitê agrícola dos Estados Unidos, Collin Peterson, disse que não é a primeira vez que visita Mato Grosso e, que sua volta, tem a finalidade de ver o desenvolvimento do Estado nos últimos anos. “Mato Groso é um grande produtor. Viemos ver esse progresso, fazer pesquisas, uma vez que o país tem se destacado mundialmente”.
Após a palestra, a comitiva, juntamente com o secretário Pedro Nadaf, seguiu viagem para os municípios de Barra do Bugres e Sapezal,