A Assembléia Legislativa elege hoje, às 17h, pela primeira vez na sua história a Mesa Diretora (biênio 2009/10) por unanimidade. Esse feito inédito no Legislativo Estadual é encabeçado pelos deputados José Riva (PP), presidente, e Sérgio Ricardo (PR), primeiro secretário. “Estamos confiantes de que a chapa vai ter os 24 votos”, afirmou Sérgio Ricardo, que continuará na presidência até o fevereiro do ano que vem. Nesse período, Riva também vai permanecer na primeira secretaria.
“O entendimento está avançado com todos os membros da Casa”, ressaltou. A chapa é denominada Unidade, refletindo a coesão que se conseguiu junto a todos os membros da Assembléia Legislativa. O clima de tranqüilidade é tamanha que os deputados titulares, que estão licenciados, não deverão retornar para apenas votarem na eleição da Mesa Diretora.
Juarez Costa (PMDB), que é candidato a prefeito de Sinop, como Zé do Pátio (PMDB), que postula a Prefeitura de Rondonópolis, por exemplo, não pretende interromper sua campanha para vir à Cuiabá votar na chapa Riva/Sérgio Ricardo. Os suplentes Hermínio Barreto (PR) e Antônio Brito (PMDB) irão votar nos seus lugares e referendar a nova Mesa Diretora.
Os deputados Otaviano Piveta (PDT), Percival Muniz (PPS), Ságuas Moraes (PT), Gilmar Fabris (DEM), Chico Galindo (PTB) e Airton Rondina (PP), que também estão de licença, não pretendem, a princípio, participar do processo eleitoral. “Não há razão para voltar, porque não há disputa”, afirmou Galindo.
José Riva será eleito hoje presidente da Casa pela quarta vez, desde que chegou no legislativo estadual, em 1995, pelo PMN no pleito de 1994. Ousado, mesmo sendo eleito pela aliança do então governador Dante de Oliveira, ele, para a surpresa da classe política, se aliou a oposição e abocanhou o segundo cargo mais importante do Legislativo estadual, fazendo dobradinha com o Gilmar Fabris (DEM), que assumiu a presidência na época.
A mesma aliança possibilitou, dois anos mais tarde, que chegasse a presidência da Casa pela primeira vez, numa disputa com o então deputado José Lacerda (PMDB). O primeiro secretário foi o ex-deputado Romoaldo Júnior (filiado a época no PFL) e hoje candidato a prefeito de Alta Floresta. No segundo mandato, Riva assumiu, no primeiro biênio, a presidência, tendo o ex-deputado Humberto Bosaipo (no período filiado ao PFL), hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), como primeiro secretário. No segundo biênio, os dois inverteram os papéis.
No terceiro mandato, José Riva foi eleito presidente da Assembléia Legislativa e o ex-deputado Silval Barbosa (PMDB), que exerce atualmente a vice-governadoria, primeiro secretário. Como na legislatura anterior, os dois inverteram as funções no segundo período. Neste mandato, o parlamentar progressista ficou na primeira secretaria e Sérgio Ricardo na presidência e agora também vão trocar de posições a partir do ano que vem.