O governador Blairo Maggi disse ontem que a instalação do escritório da ONG The Nature Conservancy (TNC), em Mato Grosso é um passo importante para colocar em prática o programa MT Legal para regularizar centenas de fazendas com passivos ambientais. Ele disse que a ONG é respeitada no mundo todo e lembrou seu trabalho em parceria com empresas e e o município de Lucas do Rio Verde, há dois anos, para regularizar áreas ambientais.
“Nós sempre vemos notícias ruins em relação ao meio ambiente, em Mato Grosso, as boas, como essa, nós temos que divulgar também e mostrar que Mato Grosso está produzindo de forma sustentável e legal”, enfatizou Maggi.
O diretor de programas da TNC, João Campari lembrou que é o sexto escritório da ONG no Brasil, desde que ela começou a atuar no país, em 1998. “A fixação de um escritório em Cuiabá irá fortalecer as relações parceiras que temos com o Governo do Estado, empresários, sociedade civil, instituições de pesquisas e outras ONGs, no trabalho que desenvolvemos”, enfatizou Campari.
Campari destacou que a TNC foi fundada nos Estados Unidos da América, em 1951, sendo uma das mais antigas organizações ambientais do planeta. Ele informou que a TNC já trabalha em 35 países e possui aproximadamente quatro mil funcionários, entre eles 700 cientistas. Para Campari, o Estado de Mato Grosso tem o melhor sistema de licenciamento ambiental do país e a proposta do MT Legal é modernizar esse sistema ajustando-o à demanda.