PUBLICIDADE

Nortão: vereador cassado consegue efeito suspensivo no TSE

PUBLICIDADE

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deferiu o pedido de liminar com efeito suspensivo ao vereador Alcione José Biasi (PP), de Tapurah (250 km de Sinop), contra a decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso), que decretou em 29 de julho, a perda do mandato de vereador, por infidelidade partidária. A decisão foi publicada hoje no Diário Oficial da União e vale até a apreciação da admissibilidade do recurso protocolado por Biasi.

O ministro Joaquim Barbosa verificou nos autos que o vereador interpôs, tempestivamente, recurso especial eleitoral, e entendeu que a deliberação sobre cumprimento imediato de decisões que provocam o afastamento de candidatos de seus cargos eletivos devem aguardar, quando controvertida a matéria, o julgamento do recurso especial eleitoral pelo TSE, em razão da necessidade de esgotamento da instância e da possibilidade de acolhimento dos declaratórios.

Já o ex-vereador de Cuiabá Deucimar Aparecido da Silva, que teve o mandato cassado em 13 de maio pelo TRE, por ter trocado o DEM pelo PP, teve negado o agravo regimental proposto, para seguimento da Ação Cautelar protocolada no TSE. Os ministros entenderam que a alegação de inconstitucionalidade da Resolução-TSE nº 22.610/2007, não é cabível na via estreita da ação cautelar, sem infirmar os fundamentos da decisão agravada.

Conforme Só Notícias já informou, os vereadores José Blemer Sobrinho, de Guarantã do Norte, e José Alves de Oliveira, de Nova Mutum, tiveram sucesso no pedido de liminar no TSE e garantiram permanência no cargo até o trânsito do recurso especial de ambos. Até agora 109 vereadores tiveram o mandato cassado pelo TRE de Mato Grosso por infidelidade partidária, e vários recorreram ao TSE para permanecer no cargo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE