O Tribunal de Justiça anulou hoje a decisão da Câmara de Ipiranga do Norte (150 km de Sinop) que afastou o prefeito Ilberto Effting (Alemão), do cargo. A decisão foi do desembargador Jurandir de Castilho. Effting ficou 1 anos e 3 meses afastado sob acusação de irregularidades administrativas. “Não li a decisão judicial, fiquei sabendo hoje, nem estava esperando esse resultado”, disse o prefeito, ao Só Notícias. A data que ele reassumirá não foi informada.
Desde maio de 2007, a prefeitura de Ipiranga do Norte vem sendo comandada pelo vice-prefeito Orlei Graceli. Um dos motivos do afastamento de Ilberto Effting foi que, na prestação de contas de 2005, apresentada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), havia uma diferença de R$ 126 mil nos balancetes, relativos a uma obra. A câmara abriu CPI, o prefeito restituiu os cofres públicos em aproximadamente R$ 146 mil e acabou sendo afastado. Na época, Só Notícias Effeting admitiu as irregularidades e obteve cópias de documentos comprovando a devolução de dinheiro para a prefeitura ( clique aqui para ver um dos comprovantes)
As contas de 2006 da prefeitura foram reprovadas, em setembro do ano passado, e o TCE apontou 35 irregularidades consideradas graves e gravíssimas.