PUBLICIDADE

Politicos ‘disputam’ ferrovia com ramal em Lucas R.Verde

PUBLICIDADE

Um dia após o Senado aprovar com modificações a medida provisória (MP) que acrescenta ferrovias ao Plano Nacional de Viação (PNV), além de ampliar o traçado de outras já existentes, políticos da Bahia tentam destacar seu papel na votação favorável à Bahia. A sonhada ligação por trilhos entre o litoral baiano ao Oceano Pacífico estava ameaçada devido a mudanças feitas pela Câmara na MP 427/08. Mas a articulação entre os senadores baianos César Borges (PR) e Antonio Carlos Júnior (DEM) e que também envolveu o governador Jaques Wagner permitiu levar a proposta para a pauta com restauração do traçado original do PNV. Aprovadas na noite de terça-feira, as diretrizes para a malha ferroviária, criando eixos de leste a oeste, voltarão a ser analisadas pela Câmara.

Na prática, a principal alteração implementada pelo relator foi dividir em duas a ligação com o Pacífico a partir do Peru, que passaria a seguir para o porto de Ilhéus e, via Distrito Federal e Minas Gerais, também para o litoral norte-fluminense. Antes, a MP foi modificada na Câmara pelo relator, o deputado Jaime Martins (PR-MG) com apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), retirando a ligação entre a Bahia Oeste com o RAM entre Alvorada (TO) e Lucas do Rio Verde (MT). A única opção para as cargas baianas seria completar o caminho via Transnordestina até Uruaçu (GO).

Para permitir a votação antes que a medida perdesse validade em 22 de setembro, parte dos senadores da oposição precisou recuar na sua guerra contra a série de MPs. Com isso, foram confirmados e ampliados dezenas de projetos, inclusive o da Ferrovia Bahia-Oeste e sua extensão até o Mato Grosso. Sob liderança de Antonio Carlos Júnior, o DEM retirou obstrução que mantinha desde semana passada junto com o PSDB, ajudando o plenário a aprovar a MP. “O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) costurou acordo, melhorando o projeto que veio da Câmara. Não poderíamos ser contra, já que vimos cobrando infra-estrutura de transporte há muito tempo”, disse Júnior. Ele avaliou como positivo o planejamento de gastos e ressaltou que, embora a proposta tenha tido o “deslize” de chegar como MP, era válida no mérito.

Aprovado em votação simbólica, o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 18/08, vindo da MP 427/08, foi o único tema analisado em plenário anteontem. Antônio Carlos Júnior justificou que a obstrução semana passada com o acordo costumeiro de aguardar três sessões deliberativas para votar medidas provisórias. O senador César Borges (PR-BA), que fez ampla defesa da MP em plenário por considerá-la essencial à interligação ferroviária da Bahia com o Pacífico, afirmou ser o autor da proposta, aceita por Raupp, para ligar Ilhéus ao Peru. A conexão abriria rota para exportar milhões de toneladas anuais de fertilizantes e cereais produzidos no Oeste da Bahia, Tocantins, Mato Grosso e Rondônia.

Mas o governador Jaques Wagner também diz ter pedido a alteração da MP ao relator Raupp, como forma de restabelecer o trecho baiano que havia sido suprimido na Câmara. “Estamos satisfeitos pois o projeto da ferrovia foi bem estudado e está muito bem encaminhado”, comemorou o governador. Ele acredita que com o acordo feito no Senado não será derrubado na Câmara, pois o trecho que sai do norte do Rio, passando por Minas Gerais e Brasília também foi preservado.

Foram ainda criados pela MP trechos ferroviários na Região Sul e em Mato Grosso do Sul e ampliadas as ferrovias Norte-Sul, Transnordestina e as que ligam o Rio de Janeiro a Campinas (SP) e Belo Horizonte a Curitiba. A MP 427/08 também reestrutura a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, sociedade por ações, em empresa pública, e encerra o processo de liquidação e extinção da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes (Geipot).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE