PUBLICIDADE

TCE retifica parecer sobre limite de gastos com pessoal no Judiciário e MP

PUBLICIDADE

Atendendo requerimentos feitos pelo Tribunal de Justiça e Ministério Público de Mato Grosso, o Tribunal de Contas do Estado aprovou retificação do Parecer Prévio sobre as contas do governo estadual do exercício de 2007. Segundo o conselheiro relator do processo, José Carlos Novelli, no pedido de retificação os dirigentes do TJ e do MP sustentaram que seus gastos com pessoal foram inferiores aos percentuais apontados pela auditoria.

No parecer prévio sobre as contas do governo a auditoria do TCE apontou que as despesas com pessoal do Tribunal de Justiça foram equivalentes a 6,46% e as do Ministério Público de 2,08% da Receita Corrente Líquida. Com esses índices os dois órgãos teriam extrapolado o limite estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

A LRF determina que as despesas com inativos e pensionistas custeadas com recursos provenientes da arrecadação de contribuições de segurados, sejam expurgadas da apuração dos gastos com pessoal. Ocorre que quando o TCE analisou as contas anuais de 2007 os servidores do Tribunal de Justiça e do MPE não estavam vinculados a nenhum fundo previdenciário. Por essa razão é que as despesas com aposentados e pensionistas dos dois órgãos foram consideradas no cálculo dos gastos com pessoal.

O TJ e o MP solicitaram que os percentuais fossem recalculados com base no que prevê a LRF. Na análise, o conselheiro relator considerou pertinentes as justificativas e votou favorável à solicitação. O voto de Novelli foi acatado, por unanimidade, pelos conselheiros, durante sessão ordinária de terça-feira, 12/08.

Com a alteração dos cálculos, os percentuais de gastos com pessoal do TJ e do MPE foram reduzidos para 5,65% e 1,69% da Receita Corrente Líquida, respectivamente, ambos inferiores aos limites impostos pela LRF.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Eleitores que não votaram no 2º turno têm até amanhã para justificar

O eleitor que não compareceu ao segundo turno das...

Sinop: secretária de Educação define primeiras prioridades

A pedagoga Salete Rodrigues assumiu a secretaria de Educação...

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...
PUBLICIDADE