quinta-feira, 12/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Nortão: ‘briga por Embrapa é natural’, diz secretário de Sorriso

PUBLICIDADE

Sinop e Sorriso, importantes pólos da região Norte de Mato Grosso, aguardam a decisão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para acertar qual cidade receberá um moderno centro de pesquisas, que favorecerá o desenvolvimento de trabalhos, sob diferentes aspectos, de forma sustentável. Lideranças políticas de ambas as partes já expuseram aos representantes do Governo Federal suas potencialidades, vantagens e parcerias para garantir a obra. Agora, aguardam o posicionamento final, bem como o parecer do Ministério da Agricultura.

Para o secretário de Agricultura de Sorriso, Sardi Trevisol, a ‘rivalidade’ que se desenha entre as cidades é normal, levando-se em conta que cada uma tenta apresentar aquilo que possui de melhor. “A briga é sadia”, declarou, ao Só Notícias. Trevisol diz que dentre os principais argumentos apresentados pelo município está o forte potencial agrícola.

“Sorriso é atualmente o maior produtor de grãos com uma área de aproximadamente 600 mil hectares, somos pólos de produção. O ganho seria muito grande em termos uma entidade com vasto trabalho na agropecuária”, citou.

Ele diz que não apenas Sorriso, mas todas as cidades compreendidas no eixo agrícola seriam contempladas com a Embrapa. “Com ela em Sorriso, traríamos pesquisadores de renome, integração com universidades, conhecimento que seria agregado”, acrescentou. Na primeira visita realizada por diretores da instituição, lideranças visitaram uma área onde poderia haver a implanção.

Sardi ressalta que “área não será problema para a Embrapa se instalar em Sorriso”, finaliza.

O governador Blairo Maggi recebeu, mês passado, o vice-prefeito de Sinop, presidentes de sindicatos e entidades pedindo apoio político para instalar a Embrapa. Em entrevista ao Só Notícias, Blairo disse que vai ficar neutro porque as duas cidades têm potencial para ter o centro. As lideranças de Sinop, acompanhadas de parlamenatres federais, também estiveram com o presidente da Embrapa.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE