PUBLICIDADE

MT: governadores querem comandar área ambiental

PUBLICIDADE

Os governadores do Acre, Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Amapá, Roraima e Maranhão, além de Mato Grosso defenderam hoje, em Cuiabá, no 2º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, o Zoneamento Ecológico e Econômico – ZEE, considerado “como instrumento estratégico para o planejamento e a integração regional” e que deve ser alcançado mediante a cooperação técnica e financeira entre os Estados e a União. Outro ponto é a participação autônoma dos estados na formulação das políticas ambientais (legislação, controle e monitoramento) que afetem os interesses da região amazônica.

Também defendido pelos secretários, o fortalecimento dos institutos de terras estaduais ou as estruturas correlatas nos Estados foi outro ponto incluído no documento. A medida visa o estabelecimento em caráter de urgência de uma política de regularização fundiária, pactuada com os estados amazônicos, e implementada com a cooperação técnica e financeira entre os entes federados e a União, dando aos Estados o poder da supletividade no âmbito do ordenamento territorial;

O ministro Extraordinário de Planejamento Estratégico, Roberto Mangabeira Unger defendeu ações “persistentes e até radicais” nas medidas contra o desmatamento, alternativas de produção economicamente viáveis e ambientalmente equilibradas, para pequenos produtores e, o incentivo as atividades sustentáveis ao invés da ineficiência das atividades devastadoras.

Ao final do evento, o Governador Blairo Maggi leu uma carta enviada pelo Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, onde ele fala especialmente a criação do Fundo Amazônico. Na carta o ministro garantiu a adoção de medidas voltadas a preservação, monitoramento e de combate ao desmatamento, com a recuperação de áreas degradadas e o manejo sustentado dos recursos naturais. Na carta, Minc disse ainda que os governadores terão participação na tomada de decisões que afetem a Amazônia Legal.

Leia mais:
Governadores decidem em MT priorizar regularização fundiária
Blairo critica em encontro de governadores criação de leis sem amplo debate
Cassol reforça proposta de Blairo de compensar produtores

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE