O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Leônidas Duarte Monteiro, se reuniu hoje com o Secretário de Justiça e Segurança Pública do Governo do Estado, Diógenes Curado, e com o Comandante Geral da Polícia Militar, Campos Filho para tratar da segurança das eleições municipais. Curado reforçou ao presidente do TRE o total apoio das Polícias Civil e Militar, que estarão atuando antes e durante o pleito eleitoral de 5 de outubro. Segundo o secretário, no dia da eleição, a polícia civil irá deslocar um delegado para cada município do Estado. Os delegados terão a função de agilizar os inquéritos policiais que apuram os crimes eleitorais cometidos no interior, bem como coordenar os “cadeiões”, espaços reservados para aqueles que são flagrados cometendo crime no dia da eleição. O delegado também comunicou ao presidente do TRE a designação, em Cuiabá, de uma equipe especial para dar apoio à Policia Federal.
O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Campos Filho, garantiu ao presidente do TRE que, no dia da eleição, a policia militar estará presente em todos locais de votação do estado. O comandante também garantiu a atuação motorizada da polícia, que vai fazer o policiamento ostensivo nas eleições de 5 de outubro.
O procurador regional eleitoral, Gustavo Nogami, salientou na reunião a necessidade de apuração imediata da polícia nos casos de flagrante. Para o procurador, “Se os depoimentos não são colhidos no momento do fato, a apuração dos crimes eleitorais fica mais difícil no futuro”.