A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário da Câmara apresentou um ranking com as três piores e as três melhores unidades prisionais do país. A Unidade Prisional Regional Feminina Ana Maria do Couto May, que fica no Pascoal Ramos, em Cuiabá, foi considerada entre as melhores, juntamente com a Associação Prisional de Amparo (APACS), de Belo Horizonte (MG) e o Presídio da Papuda (DF). Mas as condições da unidade mato-grossense não foi suficiente para livrar o Estado da lista dos 14 apontandos pela CPI como responsáveis pela situação ruim dos presídios.
Para a definição desse ranking, o relator da comissão, deputado Donmingos Dutra (PT-MA), usou como critérios de avaliação a superlotação, insalubridade, arquitetura prisional, ressocialização através do Estado e do trabalho, assistência médica e maus-tratos.
Segundo o relator, as piores unidades prisionais são, em primeiro lugar, o Presídio Central de Porto Alegre (RS); em segundo lugar, a Colônia Agrícola de Campo Grande (MS); e em terceiro, estão: o Distrito de Contagem (MG), a Delegacia de Valparaíso (GO), 52ª Delegacia de Polícia em Nova Iguaçu (RJ) e 53ª Delegacia de Polícia de Caxias (RJ).
A discussão e votação do relatório final e das propostas do relator serão feitas amanhã (25) à tarde, no plenário da CPI.
(Atualizada às 20:11hs)