PUBLICIDADE

TSE adia decisão de recurso para Walter Rabello continuar deputado

PUBLICIDADE

Com o pedido de vista do ministro Caputo Bastos, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu, esta noite, o julgamento de recurso do deputado estadual Walter Rabello contra decisão do ministro Marcelo Ribeiro. O ministro negou seguimento à cautelar para que o deputado fosse mantido no cargo até o julgamento de recurso apresentado ao Tribunal Regional de Mato Grosso (TRE-MT).

Em seu voto ( no agravo regimental na Ação Cautelar -AC 2424), o ministro Marcelo Ribeiro contestou todas as alegações do deputado. O ministro destacou que a alegada inconstitucionalidade da Resolução/TSE 22.610/2007, não procede uma vez que a edição da Resolução decorreu de decisão do próprio Supremo Tribunal Federal. Também a questão da ilegitimidade do Ministério Público (MP) não foi aceita pelo relator, pois a mesma Resolução 22.610 prevê a legitimidade e incumbe ao MP a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

Quanto à alegação de que o requerente teria obtido, sozinho, votos superiores ao quociente eleitoral de seu partido o ministro afastou tal alegação, já que nos autos não se encontra qualquer prova nesse sentido. Para que a Corte pudesse decidir, Marcelo Ribeiro ponderou que essa prova deve ser cabal. “Não pode a Corte decidir se houver dúvida a respeito”, finalizou.

Entenda o caso

Walter Rabello trocou o PMDB, partido pelo qual foi eleito, pelo Partido Progressista (PP) após a data-limite de 27 de março de 2007. Esta data foi o marco temporal estabelecido pela Resolução/TSE 22.610/07 para a perda de mandato de parlamentares que se desvinculam do partido que os elegeu, sem apresentarem justa causa.

O TRE-MT cassou o mandato de Walter Machado Rabello por infidelidade partidária. Os membros do TRE, por unanimidade, seguiram o entendimento do juiz relator, que não identificou na defesa do deputado justa causa para a desfiliação do partido político que o elegeu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE