O Ministério Público de Mato Grosso lançará na próxima sexta-feira, ás 18h, no auditório da OAB-Ordem dos Advogados do Brasil, uma campanha de combate à corrupção, dirigida aos alunos das Redes Pública e Privada de Ensino. “O que você tem a ver com a corrupção?” é o nome da campanha que pretende prevenir a ocorrência de novos atos de corrupção, a partir da educação de crianças e adolescentes, bem como estimular as denúncias populares e a punição a corruptos e corruptores.
O tema foi lançado nacionalmente pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) e todos os Ministérios Públicos Estaduais estão lançando oficialmente em sua unidade federativa. Para isso, a Procuradoria-geral de Justiça de Mato Grosso, manteve contato com as empresas de comunicação do Estado para pedir apoio na divulgação.
Além da divulgação nos meios de comunicação, a idéia será levada às escolas, através de palestras realizadas pelos Promotores e Procuradores, com distribuição de cartilhas educativas e apresentação de vídeos que apontam diversas irregularidades, que levam à corrupção.
Dando continuidade as ações o Ministério Público lançará um concurso de redação que terá como tema o combate a corrupção, com premiação dos três primeiros colocados em nível estadual, nas categorias do ensino fundamental e médio. Os primeiros colocados receberão computadores.
De acordo com o promotor de Justiça e coordenador da campanha no Estado, Célio Joubert Fúrio, crianças e adolescentes são pessoas em formação e podem ser preparadas desde cedo para combater a corrupção, por meio da percepção e do estímulo a ética, a moral e a honestidade do cidadão, comprometidas com o bem estar social coletivo.