PUBLICIDADE

Extintos dois processos de infidelidade partidária contra vereadores em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) extinguiu ontem os processos de perda de mandato por infidelidade partidária que pesavam contra os vereadores cuiabanos Levi de Andrade (PP) e Lueci Ramos (PSDB). Dos seis parlamentares da Capital acionados pelo troca-troca de filiação, apenas Éden Capistrano (PSDB) e o presidente da Câmara Municipal, Lutero Ponce (PMDB), continuam correndo o risco da cassação.

O processo de Levi, instaurado a pedido do suplente de vereador pelo PMDB Erlan Pereira, foi extinto sem resolução de mérito por decisão do juiz relator João Celestino Corrêa da Costa Neto. O magistrado argumenta que o parlamentar se desfiliou da agremiação pela qual foi eleito em 30 de setembro de 2005, ou seja, bem antes de 27 de março do ano passado, data a partir da qual é permitida a exigência da fidelidade partidária para ocupantes de cargos proporcionais (vereadores, deputados estaduais e federais).

O processo contra Lueci Ramos, instaurado a pedido do Ministério Público Eleitoral, também foi extinto por decisão do juiz João Celestino. Em sua decisão, ele alega que houve perda do objeto da ação, assim como reconheceu o próprio MP, já que a parlamentar deixou o DEM e retornou ao partido pelo qual foi eleita em 2004, ou seja, o PSDB.

O TRE já havia extinto também sem resolução de mérito o processo contra o vereador Chico 2000, que deixou o PPS para ajudar na fundação do PR. A troca de filiação ocorreu antes de 27 de março.

Todos os processos extintos sem resolução de mérito foram arquivados através de decisões monocráticas. O vereador Deucimar Silva, no entanto, foi cassado pelo pleno porque trocou o DEM pelo PP. Já os processos contra Lutero e Éden ainda não têm data para julgamento. Ao todo, o TRE recebeu 478 pedidos de perda de mandato.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE