A Justiça Eleitoral de Mato Grosso iniciou, hoje, o primeiro treinamento envolvendo os servidores das zonas eleitorais do Estado. O evento tem como alvo a capacitação dos chefes de cartórios para operação dos sistemas de informática que serão utilizados nas eleições municipais. Na quarta-feira, o TRE promoverá uma palestra com o juiz de direito do Ceará, Marcelo Roseno de Oliveira, que abordará temas relacionados aos aspectos jurídicos das eleições de 2008.
O juiz Marcelo Roseno, que também é professor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará, discorrerá sobre as regras de propagandas eleitorais, compra de votos, condutas vedadas aos agentes públicos e também sobre outros assuntos relacionados às particularidades processuais da eleição municipal de outubro.
A programação do evento traz ainda a realização de painéis de debates, onde os servidores poderão trocar experiências vivenciadas nos cartórios. Neste primeiro treinamento, o tema que está sendo discutido nos painéis envolve, principalmente, os projetos de mesários voluntários que estão sendo implantados pelas zonas eleitorais nos diversos municípios do Estado.
A capacitação é dividida por turmas, sendo a primeira formada pelos chefes de cartórios da 1ª a 30ª zona eleitoral e a segunda turma da 31ª a 60ª ZE. São dois dias de treinamento para cada turma. Na quarta-feira (4), todos os 60 chefes de cartório participarão da palestra com o juiz Cearense Marcelo Roseno. “Os servidores que estão sendo capacitados estão atuando diretamente com os juízes eleitorais, partidos políticos e futuros candidatos, por isso a importância de um treinamento que não fique limitado aos aspectos técnicos da eleição”, comentou o diretor geral do TRE, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo.