PUBLICIDADE

TSE anula cassação de vereador mato-grossense acusado de infidelidade

PUBLICIDADE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve nos cargos, em caráter liminar, os vereadores Jorgeval Silva Santana e Gilson Souza Araújo, ambos do Partido Progressista (PP) e dos municípios de Simão Dias (SE) e Jauru, em Mato Grosso, respectivamente. Eles foram cassados por decisão dos tribunais regionais de seus Estados por suposta infidelidade partidária, de acordo com a resolução 22.610/07.

O vereador Gilson Araújo, um dos 476 acusados de infidelidade partidária em Mato Grosso, alegou cerceamento de defesa porque o TRE também indeferiu a oitiva de suas testemunhas para provar a justa causa por ele alegada. O vereador afirmou que o seu partido de origem, o PTB, ao incorporar o Partido dos Aposentados da Nação (PAN), teria mudado sua orientação ideológica, tese não acatada pelo tribunal regional.

O vereador sergipano Jorgeval Santana foi eleito pelo PFL, atual DEM, e migrou para o PP após 27 de março, data limite definida na Resolução 22.610/07 para mudança de partidos sem justa causa. No entanto, o vereador alega que houve cerceamento de defesa pois o tribunal indeferiu a oitiva das testemunhas por ele indicadas para comprovar a grave discriminação que teria sofrido no DEM.

As liminares foram concedidas pelos ministros Joaquim Barbosa na Ação Cautelar apresentada por Jorgeval Santana (AC 2382) e Caputo Bastos na apresentada por Gilson Araújo (AC 2376). Ambas valem até que sejam julgados os recursos especiais interpostos pelos vereadores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: obra do hospital municipal está 89% executada, diz empresa

A empresa de engenharia responsável pela construção confirmou, ao...

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...
PUBLICIDADE