A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, acaba de pedir demissão. A informação é da Folha de São Paulo. Ele estava em rota de colisão com o Ministério da Agricultura e Casa Civil devido a política ambiental que implantou no Ministério do Meio Ambiente. Marina comunicou a sua equipe que o pedido de demissão é em caráter irrevogável. Lula ainda não respondeu se aceita.
Em Mato Grosso, a ministra teve “várias crises” com o governador Blairo Maggi – a mais recente foi por conta dos dados do INPE sobre desmates ano passado, incluindo 19 cidades mato-grossenses na lista dos maiores desmatadores. Há poucos dias, o INPE admitiu que 40% dos dados do balanço não estavam corretos. Os dados aumentam o desgaste da imagem de Mato Grosso no cenário internacional como ‘devastador da Amazônia’. Marina foi duramente criticada e Blairo apresentou, mês passado, a Lula, um levantamento feito pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente questionando os dados que a ministra Marian Silva usou para deflagrar a operação Arco de Fogo e o decreto para embargar fazendas em 19 municípios – a maioria no Nortão.
Marina deve reassumir sua vaga de senadora pelo Acre. Ela foi reeleita em 2002 (seu mandato vence em 2010) e se licenciou para assumir o ministério.
(Atualizada às 15:02hs)