PUBLICIDADE

Nortão: prefeitos definem pacto ambiental que sai dia 3

PUBLICIDADE

Novas sugestões de prefeitos de toda a região, que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental Alto Teles Pires, foram inseridas no projeto do pacto que visa a regularização dos passivos ambientais nos municípios.

Segundo o secretário-executivo Paulo Roberto Ferreira, a partir de agora o documento será finalizado e assinado no dia 3 de junho, em Lucas do Rio Verde, por todos os prefeitos. “Vamos acrescentar as sugestões de todos os municípios, pois possuem suas particularidades”, enfatizou.

O objetivo do consórcio é obter o apoio do Governo do Estado, principalmente na questão financeira. As propostas foram apresentadas aos secretários Neldo Egon, de Desenvolvido Rural, e Pedro Nadaf, de Indústria e Comércio. “O Estado ainda não deu parecer, mas independente do apoio ou não, vamos firmar o pacto e desenvolvê-lo”, acrescentou Ferreira.

Pelo pacto, o consórcio será responsável pelo levantamento dos passivos nos municípios e vai atuar, juntamente com os produtores, na regularização das áreas. Após esse processo, os projetos são encaminhados para a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) que referenda a regularidade das propriedades e emite a licença ambiental.

Com a regularização, as propriedades da região passarão a ter uma espécie de ‘selo verde’, garantindo acesso livre aos mercados mundiais de comercialização (sem restrições) aos produtos de origem animal e vegetal. Um projeto modelo já vem sendo desenvolvido em Lucas do Rio Verde.

Participaram das discussões os prefeitos Adriano Pivetta de Nova Mutum (também presidente do consórcio); Nilson Leitão de Sinop; Marino Franz, de Lucas do Rio Verde; Dilceu Rossato, de Sorriso; Altamir Kurten, de Cláudia; Manuel Messias Sales, de Feliz Natal; José Nilton dos Santos, de Vera; e outros, além de senadores, deputados e outras autoridades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE