Prefeitos dos 13 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico do Alto Teles Pires (Cidesa) se reunirão, em Sinop, nos próximos dias, para finalizar o pacto ambiental. A audiência pública será para debater as propostas e concluir o projeto. O secretário-executivo, Paulo Roberto Ferreira, declarou, ao Só Notícias, que o consórcio espera a adesão de Sinop. “É a (cidade) mais representativa e tem que dar sua contribuiçao e estaremos, os 13 municípios, prontos a executar o pacto”, esclareceu. Sinop já sinalizou que vai aderir.
Através do pacto, os municípios pretendem regularizar suas áreas de preservação permanente existentes, reservas legais, áreas desmatadas de forma irregular, percentuais de reservas, entre outros pontos, garantindo acesso livre aos mercados mundiais de comercialização (sem restrições) aos produtos de origem animal e vegetal produzidos no Nortão.
Deverão participar da audiência Ongs, sindicatos, associaçoes, poderes Executivo e Legislativo. Ferreira adiantou que, após a audiência, haverá novo encontro para formalizar a criação do pacto, provavelmente em Lucas do Rio Verde, pioneiro com o projeto ‘Lucas do Rio Verde Legal’, iniciado em 2006.
Também integram o consórcio, presidido pelo prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Cláudia, Feliz Natal, Vera, União do Sul, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Ipiranga do Norte, Tapurah e Nova Ubiratã.
(Atualizada às 10:11hs)