Pelo menos sete processos envolvendo vereadores de municípios da região Norte, que estão com mandatos ameaçados devido a lei de infidelidade partidária, devem ser julgados em breve. Os editais para apresentação das alegações finais, no prazo de 48 horas, já foram publicados em diário oficial. De acordo com a assessoria, após este procedimento serão julgados.
Entre eles está o do presidente da Câmara de Nova Mutum, Unírio Schirmer, o Ratinho, que deixou o PPS e entrou no PR. O mandato dele foi requerido pelo diretório do PPS e o relator do processo é o desembargador Leônidas Duarte Monteiro.
Também estão na lista os vereadores Edilson Lourenço, de Nova Canaã; Joselito Pinheiro Almeida, de Tapurah; Fernando Alves dos Santos, de Novo Horizonte; Jair Lazzarotto de Nova Guarita; e outros de Carlinda e Nova Santa Helena.
Em todo o Nortão, cerca de 50 podem perder o mandato. O maior número está em Colíder, onde 9, entre titulares e suplentes, respondem processos, e Terra Nova Norte, onde são 7. Em muitos municípios, a fase de oitivas de testemunhas já foi encerrada.