O prefeito Nilson Leitão tem audiência marcada, nesta terça-feira, em Brasília, com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para falar da atuação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em relação à operação Arco de Fogo, quem tem fiscalizado, nos últimos 15 dias, indústrias madereiras de Sinop e região. Leitão antecipou que pretende cobrar da ministra que contenha as arbitrariedades de determinados fiscais do Ibama e respeito para com o setor madeireiro que gera um número expressivo de empregos e está entre os principais setores que fortalecem as exportações de Mato Grosso.
O prefeito disse que não partirá para o confronto e sim buscará resolver o problema através do diálogo. Ele também quer saber por que o setor madeireiro de Sinop está sendo fiscalizado se não foi inserido na lista do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais- que apontou aumento no volume de desmates no último semestre de 2007. Os dados são contestados pela Sema que aponta “erro de 90%”.
Conforme Só Notícias já informou, o Ibama foi obrigado, pela Justiça Federal de Sinop, a cumprir o termo de cooperação técnica firmado, em 2005, com a Sema, onde estão definidos critérios técnicos para medir toras em estoque nos pátios das madeireiras, o que não ocorreu no início da Arco de Fogo e gerou multas para as indústrias. Com a decisão judicial, as multas perderam efeito.
De acordo com a assessoria, além do encontro com a ministra, Leitão deverá ir à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para tentar os recursos de drenagem do Jardim das Nações. Ainda na capital federal, o prefeito diz que estará vendo mais alguns detalhes sobre as obras do hospital municipal de Sinop.
O prefeito prepara um novo pacote com obras com investimentos previstos de R$ 170 milhões.