PUBLICIDADE

Após enviar Força Nacional para Arco de Fogo em MT, governo legaliza ato

PUBLICIDADE

O Ministério da Justiça autorizou o emprego do efetivo da Força Nacional de Segurança Pública para auxiliar operações da Polícia Federal na região amazônica. Em portaria publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU) ficou definido que o número de agentes cedidos deve variar de acordo com o planejamento das autoridades policiais.
Agentes da Força Nacional já estão na região Norte de Mato Grosso há pelo menos 10 dias, ocupando com metralhadoras, indústrias madeireiras para apenas os fiscais do Ibama medirem toras nos pátios e checarem documentos.

A permissão vale para o combate de qualquer atividade ilegal nos estados do Pará, Rondônia e Mato Grosso. O período de cessão dos policiais será de 60 dias e, se necessário, poderá ser estendido.

Alvo da ação de grileiros e desmatadores, a região amazônica tem sido constantemente assistida por operações da Polícia Federal. Desde o mês passado, mais de mil agentes participam da Operação Arco de Fogo, que tem o objetivo de frear crimes ambientais cometidos principalmente por integrantes da indústria madeireira.

No último dia 6, o ministro da Justiça, Tarso Genro, anunciou a instalação de dez postos fixos de monitoramento na área abrangida pela portaria. Além de agentes da Polícia Federal, policiais rodoviários, policiais militares e fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) devem participar do sistema de vigilância.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE