Ampliar parcerias para a implantação de um pacto ambiental na região Norte. Este é o objetivo do presidente do Consórcio Ambiental de Desenvolvimento Regional Alto Teles Pires (Cidesa), também prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta, que assumiu há cerca de 10 dias. Ele declarou, ao Só Notícias, que a proposta deve ser defendida por outros municípios da região, já que a questão ambiental é de interresse de todos. “Buscaremos apoio e tentaremos fazer de forma conjunta com outros consórcios da região Norte”, enfatizou.
Pivetta lembrou que uma reunião está sendo agendada com o governador Blairo Maggi para apresentar o projeto e buscar a parceria com o Estado. Um dos objetivos é obter apoio financeiro para estudos que precisam ser executados nas cidades. “Cada município tem uma realidade diferente e precisamos fazer um trabalho em cada um”, acrescentou.
Através do pacto, os municípios pretendem regularizar suas áreas de preservação permanente existentes, reservas legais, áreas desmatadas de forma irregular, percentuais de reservas, entre outros pontos, garantindo acesso livre aos mercados mundiais de comercialização (sem restrições) aos produtos de origem animal e vegetal produzidos no Nortão.
Ainda integram o consórcio Lucas do Rio Verde, Sorriso, Cláudia, Feliz Natal, Vera, União do Sul, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Ipiranga do Norte, Tapurah e Nova Ubiratã.