Familiares, amigos e autoridades participaram nesta terça-feira, em Cuiabá, de sessão solene em homenagem ao senador Jonas Pinheiro, que faleceu no mês passado vítima de problemas cardíacos. Plenário lotado, mas com um vazio do tamanho de um abismo: a ausência do governador Blairo Maggi, que proclamava Pinheiro como uma espécie de “segundo pai”. A sessão solene ocorreu a pedido do vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Dilceu Dal´Bosco (DEM). Houve queixas, evidentemente.
Não é a primeira vez que a ausência de Maggi é notada quando se refere ao senador democrata falecido. No próprio velório, muitos questionaram o fato de o governador só ter chegado ao velório, em Santo Antônio do Leverger, já próximo do sepultamento. Antes de falecer, Pinheiro recebeu a visita de Maggi na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após o sexto dia de internação.
Sem Maggi, a Mesa foi composta pela viúva do senador, ex-deputada Celcita Pinheiro. O presidente do Legislativo, deputado Sérgio Ricardo (PR) em seu pronunciamento destacou a trajetória do senador. Estavam na mesa ainda o primeiro-secretário, deputado José Riva (PP), o conselheiro do Tribunal de Contas, Humberto Bosaipo, o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, o senador Jaime Campos, os deputados José Domingos, Wagner Ramos, Roberto França, Walter Rabello, Mauro Savi, Maksuês Leite, o deputado federal Eliene Lima, entre outros.
Para mostrar o trabalho incansável de Jonas Pinheiro, a TV Assembléia, além de transmitir ao vivo o evento pelos canais 16 a cabo e 30 aberto, também apresentou um vídeo com depoimentos de personalidades do agronegócio, política e pessoas que tiveram a oportunidade de conviver com o senador.
Ao destacar os dois projetos de leis que denominam a BR-163 e a MT-242 de Senador Jonas Pinheiro, em tramitação, o deputado Dilceu Dal´Bosco antecipou que vai apresentar, logo mais, às 17 horas, na sessão vespertina desta terça-feira (11), um projeto de lei que propõe ao Governo do Estado a construção de uma estátua, em tamanho real, do ex-senador no entroncamento das duas rodovias, na região de Sorriso. O local, segundo Dal´Bosco, foi onde Jonas iniciou a carreira política.
Na oportunidade, o deputado José Riva (PP) lembrou do carinho que Mato Grosso e todo o Brasil tiveram com o senador e destacou a postura com que ele fazia política. O que nos resta de conforto é agradecer o reconhecimento ao trabalho do senador Jonas Pinheiro”, disse a professora Celcita Pinheiro, ao destacar a fidelidade do companheiro que teve ao longo de 40 anos de convivência.