O Tribunal Superior Eleitoral deve definir até amanhã, o número total de prefeitos e vereadores que serão eleitos em outubro, nas cidades mato-grossenses. Nas últimas eleições municipais, em 2004, houve redução de 146 vagas no Legislativo de Mato Grosso. Em Sinop, por exemplo, caiu de 13 para 10 vagas.
Mesmo com a divulgação esta semana, esse número pode sofrer alteração até o início do período eleitoral, após as convenções, em julho. Uma proposta de emenda está tramitando no Congresso Federal, alterando o número de vereadores de acordo com a arrecadação dos municípios. Pelo entendimento do TSE, qualquer alteração no número de cadeiras, por lei, entra em vigor na data de sua publicação, desde que seja antes do período eleitoral.
Sinop está na classificação das cidades com mais de 100 mil habitantes, em que devem ser eleitos 19 parlamentares. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o município possui cerca de 105 mil habitantes
Em Alta Floresta, a câmara passaria a ter 15 vereadores. Em Sorriso, aumentaria de 9 para 15 vereadores. Em Lucas do Rio Verde, seriam criadas 4 novas vagas passando de 9 para 13 vereadores, mesma situação de Nova Mutum. Rondonópolis passaria para 21 vereadores, a exemplo de Várzea Grande.