O juiz eleitoral da Comarca de Sinop, João Guerra e a promotora Laís Santos, reuniram-se, esta tarde, com presidentes de partidos políticos e pré-candidatos, no auditório da CDL, e repassaram orientações sobre a legislação que rege o processo eleitoral de outubro. O magistrado orientou os partidos a não deixarem, para última hora, a relização das convenções partidária que serão realizadas de 10 a 30 de Junho. Ele também chamou a atenção para o prazo de registro de candidaturas. “Deixar para última hora é arriscado. Pode ocorrer uma falha e depois não há tempo para correção e resultar até na impugnação de candidaturas a prefeito e vereador”, disse o juiz.
João Guerra também orientou os partidos sobre a propaganda de pré-candidatos fora do período eleitoral, que pode acarretar até o indeferimento do registro, dentre outras penalidades. As críticas e ataques, nos meios de comunicação, por parte de pré-candidatos, pode “resultar em problemas” caso fique caracterizada propaganda em benefício próprio ou para denegrir a imagem de possível candidato. A punição também pode ocorrer para meios de comunicação.
O magistrado detalhou ainda as vedações previstas na lei para os agentes públicos que pretendem ser candidatos. Cerca de 100 pessoas, dentre elas o prefeito de Feliz Natal, Manuel Salles, o presidente da Câmara de Santa Carmem, Jaimesio Kappes, o presidente da Câmara de Claudia, João Batista, vereadores, secretários municipais e dirigentes de partidos, além de assessores, participaram do encontro