PUBLICIDADE

TRE faz primeiras audiências nos processos de vereadores infiéis

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizou ontem as três primeiras audiências para ouvir testemunhas arroladas nos processos envolvendo infiéis em Mato Grosso. A maioria sustentou a tese de justa causa para a desfiliação na tentativa de evitar a perda de mandato.

A primeira audiência realizada pelo TRE decorre do processo 1821 em que o diretório municipal do PSDB de Brasnorte pede o mandato do vereador Wanderley Campagnoni. O parlamentar trocou o partido pelo PR após o dia 27 de março, data a partir da qual o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite a exigência da fidelidade partidária no caso dos ocupantes de cargos proporcionais (vereador, deputado e estadual).

Na primeira audiência, que durou 1h30, foram ouvidas pelo juiz Alexandre Elias duas testemunhas arroladas pelo vereador. Ambas sustentaram a tese de que ouviram da direção municipal do PSDB que Wanderley sofreria retaliação se continuasse aliado ao PR e não apoiasse na eleição deste ano o virtual candidato tucano.

“O partido não consultava mais ninguém e, de repente, pediu para que todos os filiados entregassem os cargos nas administrações do PR e do PT. Não concordei e deixei o PSDB, assim como fez o vereador Wanderley”, afirmou Mônica Debo Orth.

Foram ouvidas também testemunhas do processo em que o DEM pede a vaga da vereadora por Jauru Isabel Cristina Lemos e do processo em que o PTB de Aripuanã pede a cadeira de Jonas Rodrigues da Silva, que migrou para o PR.

Os requeridos terão três dias para apresentar as alegações finais. Em seguida, a Procuradoria Eleitoral se manifestará, o juiz relator elaborará um relatório e pedirá a inclusão de pauta para julgamento no pleno.Esses processos devem ser julgados por volta de 20 de fevereiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE