PUBLICIDADE

Ministros chegam daqui a pouco a Sinop e ‘fiscalizarão’ Marcelândia

PUBLICIDADE

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o ministro da Justiça, Tarso Genro, e o do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, chegam logo mais às 11:30hs em Sinop, de onde seguem, de helicóptero a Marcelândia (220 km de Sinop) para sobrevoarem o município apontado pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais- como ‘campeão’ em desmatamento nos últimos meses, embora o governo estadual aponte que os dados não são exatos e houve falha na apuração.

A agenda dos ministros foi mudada pelo menos duas vezes. Eles iriam a Base Aérea do Cachimbo e depois seguiriam a Marcelândia, onde o governador Blairo Maggi chegou agora há pouco. O prefeito Nilson Leitão vai entregar aos ministros um manifesto pedindo cautela nas medidas restritivas e punitivas para que importantes municípios do Nortão que têm no setor madeireiro e agrícola a base de suas economias não seja prejudicados, causando graves problemas sociais.

19 cidades mato-grossenses (dentre eles Marcelândia, Juara, Peixoto Azevedo, Nova Ubiratã, Alta Floresta, Juína e Paranaíta) estão proibidos de abrir novas áreas, de acordo com decreto do governo federal e deverão obedecer regras mais rígidas de controle. A partir de uma Instrução Normativa, que está sendo finalizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Incra, todos os proprietários rurais dessas localidades estarão abrigados a fazer um cadastramento georeferenciado e a demonstrar que possuem a reserva legal e a área de preservação permanente, nos termos previstos na lei. O prazo para este recadastramento está sendo definido. Quem não fizer não obterá o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) na Amazônia. Isto significa que o proprietário não poderá obter crédito, vender produtos, vender a propriedade, obter notas fiscais e guias de transporte e sequer transferir, por herança, o imóvel que estiver em seu nome

Leia ainda
Ministros vão nesta 4ª ao Nortão inspecionar áreas desmatadas
Blairo insiste em retratação do INPE sobre desmatamentos
Medidas do governo podem causar caos em Mato Grosso, diz OAB
Blairo chama INPE de “mentiroso” e questiona dados do desmatamento

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE