O governador Blairo Maggi receberá hoje à tarde o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito com sugestões para dar maior celeridade nos trabalhos da Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema). As sugestões que serão acatadas e as mudanças devem ser anunciadas em breve, incluindo a possível exoneração do secretário Luiz Henrique Daldegan, cobrada por alguns parlamentares.
O relatório, de 424 páginas, apresentou 85 recomendações para, principalmente, dar mais agilidade na liberação dos projetos de manejo, para que indústrias madeireiras possam retirar toras e trabalhar. Uma delas cobra a destinação de mais recursos para a Sema este ano, já aprovada no orçamento do Estado, pela própria Assembléia. Inicialmente, estavam previstos repasses da ordem de R$ 53 milhões. Por meio de emenda, foram destinados mais R$ 15 milhões.
A comissão trabalhou 180 dias, apurando denúncias de irregularidades no setor ambiental do Estado e nas ações da pasta, tomou 37 depoimentos, realizou 28 sessões e analisou 11 processos da Operação Guilhotina, que foram denunciados na comissão.