PUBLICIDADE

Deputados decidem antecipar eleição da mesa para setembro

PUBLICIDADE

Quando aprovaram o novo Regimento Interno do Legislativo, os deputados anteciparam para 30 de setembro a data para a eleição da mesa diretora da Assembléia Legislativa no segundo período, ou seja, no meio da legislatura que tem quatro anos. Portanto, antes do final deste ano, os deputados se reúnem para escolher a nova mesa, que assumirá em fevereiro de 2009 e completará seu mandato em fevereiro de 2011.

Essa é apenas uma das muitas matérias que tramitam ou tramitaram na Assembléia Legislativa em 2007 e que tentam colocar um ordenamento num dos assuntos mais polêmicos entre os parlamentares, a eleição dos membros da mesa diretora para o primeiro ou segundo biênio.

Existe inclusive um projeto de resolução que vem acompanhado de uma emenda constitucional de autoria do deputado Chico Galindo, líder do PTB, que estipula o mandato da mesa, que hoje é de dois anos, para um ano, ou seja, numa legislatura teríamos quatro diretorias, promovendo assim uma maior rotatividade entre os deputados estaduais.

Como 2008 é um ano de eleições nos municípios e os deputados estarão mais tempo no interior do que na capital, é difícil de saber se haverá ou não mudanças na regra que no caso da emenda constitucional dependem de mais votos do que o normal. O certo é que os deputados vão ter um ano atribulado e difícil para vencer todos os obstáculos que estão se aproximando e que são comuns em anos eleitorais, pois das eleições municipais dependem o futuro dos mesmos, pois com base nos municípios eles tem maiores chances de retornar ao Parlamento Estadual e sem base a concorrência se torna mais acirrada e com maiores probabilidades de insucessos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE