As ações e metas de trabalho para 2008 do Programa de Desenvolvimento Regional – MT Regional – começaram a ser elaboradas e discutidas esta manhã, em um encontro entre o Governo do Estado, Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Governo Federal, Sebrae, visando fomentar as cadeias produtivas dos consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico e sócioambiental em todas as regiões.
Na região de Sorriso, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico do Alto Teles Pires foi implantado no segundo semestre do ano passado, e já resultou em importantes ações, como a inauguração de uma usina de álcool, construída e voltada para uma parceria com pequenos proprietários rurais. O presidente é o prefeito Dilceu Rossato.
Falando em nome dos presidentes dos consórcios, o prefeito de Conquista D’Oeste, Walmir Guse, do consórcio Vale do Guaporé, defendeu a continuidade das ações dos consórcios com a mudança de prefeitos em decorrência das eleições municipais deste ano. “Nós, prefeitos, temos que fazer nossa parte porque se não os consórcios não andam”, assinalou ele.