PUBLICIDADE

TRE divulga balanço de 2007 e começa ano com 528 processos de perda de mandatos

PUBLICIDADE

Dos 1.320 processos ajuizados em 2007, no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, 1.210 foram julgados, de acordo com o balanço da Secretaria Judiciária e foram 90 sessões plenárias. O presidente do TRE, desembargador José Silvério Gomes, considerou positivo o resultado do levantamento e atribuiu os dados ao compromisso dos juízes membros em dar celeridade à conclusão dos processos ingressados no tribunal. Uma das decisões do TRE que causou maior repercussão foi a cassação dos mandatos dos deputados Pedro Henry (PP) e Chica Nunes (PSDB) acusados de compra de votos.

Do total de processos julgados 840 eram referentes a registro de diretórios de partidos políticos e 266 sobre prestação de contas e horário gratuito. O pleno julgou ainda 30 representações e reclamações eleitorais, 21 recursos eleitorais, cinco ações de impugnação de mandato eletivo e recurso contra expedição de diploma, três processos de crime eleitoral, quatro mandado de segurança e nove consultas eleitorais.
Em relação aos processos administrativos, cuja competência é exclusiva do presidente 110 foram julgados.

O TRE começa 2008 com 528 processos referentes à perda de mandatos eletivos de vereadores e deputados que mudaram de partidos. As ações começam a ser apreciadas a partir do dia 17. O tribunal ainda não definiu as primeiras a serem apreciadas. Para diversos processos já foram designados os juízes e desembargadores relatores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE