Sinop aguarda a aprovação de projetos junto a Caixa Econômica Federal (CEF) para abrir um novo processo licitatório e continuar as obras do centro de eventos. A expectativa, segundo o prefeito Nilson Leitão, é que ainda neste mês o procedimento seja realizado.
Leitão explicou, ao Só Notícias, que obras executadas por intermédio de algum ministérios (Cidade ou Turismo), têm como intermediário a Caixa. “Quando é empenhado o recurso, o banco passa a tomar conta tecnicamente, ou seja, os projetos serão aprovados por ele, e a partir da liberação, estamos autorizados para o processo licitatório”, declarou.
Cerca de R$3 milhões foram garantidos, por meio de emendas, ano passado, para conclusão dos trabalhos, mas os recursos não foram liberados ainda. “Serão licitações de 15 a 30 dias de publicação. Tudo está sendo feito exclusivamente para o centro. Com certeza abriremos novo processo no valor de R$3 milhões”.
A construção entra no segundo ano. A pedra fundamental foi lançada em 18 de fevereiro de 2006, pela prefeitura. O centro de eventos é o segundo do gênero, no Estado, e projetado para ser o maior do interior com 2.811,44 metros quadrados de área construída. Em um bloco funcionará o teatro, com capacidade para 750 pessoas, sentadas, e, em outro, um centro expositivo para 650 pessoas. A terceira ala deve ser construída posteriormente.
O design é moderno. O centro expositivo, por exemplo, tem formato de uma pirâmide invertida, que isola a incidência direta da luz solar, mas mantém uma claridade natural no interior do prédio. O estacionamento foi projetado nas laterais do edifício, valorizando o acesso principal ao complexo.