O conselheiro Walter Albano toma posse como presidente do Tribunal de Contas do Estado na próxima segunda-feira com a meta de consolidar o planejamento estratégico traçado para o período entre 2005 a 2011 e tornar sistemático o controle externo concomitante, que é o acompanhamento simultâneo dos atos praticados por gestores do dinheiro público. Albano foi eleito em novembro passado para o próximo biênio, na gestão que conta ainda com os conselheiros Antônio Joaquim (vice-presidente) e José Carlos Novelli (corregedor-geral). A solenidade de posse está marcada para às 15h30.
Segundo Valter Albano, o trabalho voltado para a consolidação das metas estabelecidas em gestões anteriores não impedirá o surgimento de novas propostas e ideias, que venham a colaborar com a modernização do controle externo de contas públicas.
Em relação ao controle externo concomitante, o conselheiro enfatizou que ele permite que o gestor corrija a tempo as irregularidades apontadas pelo TCE, que passa a atuar de forma preventiva. Nesse sentido, o TCE emite relatórios quadrimestrais sobre os gastos das administrações públicas, notifica os gestores que não estão no caminho certo e emite alertas de que eles poderão ser responsabilizados.
Albano também vai dar ênfase à eficiência do serviço prestado à sociedade, como auditar, apreciar e decidir com técnica, celeridade e justiça. “Vamos trabalhar ainda mais essa conscientização, internalizando o princípio de que os nossos projetos e ações devem atender, primordialmente e pela ordem, o interesse da sociedade, o da instituição e o das pessoas que nela trabalham”. A posse foi antecipada em um mês porque o atual presidente, Antônio Joaquim, renunciou ao mandato para que o futuro presidente comece o exercício financeiro já em janeiro.