PUBLICIDADE

Relatório do zoneamento de MT não é decisão final, diz deputado

PUBLICIDADE

O deputado estadual Alexandre Cesar (PT) entregou hoje para a Comissão Especial de Zoneamento Socioeconômico e Ecológico da Assembleia, o relatório final e substitutivo integral ao Projeto de Lei 273/08 do Zoneamento de Mato Grosso. O relator afirmou que o relatório e substitutivo estarão disponíveis para toda a sociedade consultar no site a partir de segunda-feira (14) após a revisão ortográfica. "O relatório final do zoneamento não encerra o processo, ao contrário, é agora que ele inicia dentro do plenário. Os deputados poderão debatê-lo e apresentar emendas", esclareceu Cesar. De forma breve o parlamentar explicou algumas mudanças feitas no projeto original do Executivo, "cujas diretrizes foram absorvidas pelo substitutivo em seu artigo 4º".

Segundo o relator Alexandre Cesar houve redução de quatro para três categorias de uso do solo. Com isso a categoria que mais cresceu foi a de número 1, de áreas com economia consolidada ou a consolidar, que agora foi renomeada para "áreas consolidadas ou a consolidar com predomínio de agricultura de alta tecnologia e em menor escala da pecuária, agroindústria e atividades madeireiras".

"Antes esta categoria correspondia a 11,07% do território mato-grossense em 63 municípios, agora diz respeito a 25,8% do estado atingindo 120 dos 141 municípios", declarou.

O deputado afirmou que foi incluída no Substitutivo Integral a possibilidade de autorização da redução da reserva legal para fins de recomposição. Trata-se da flexibilização da reserva com critérios prevista por Lei Federal e no Zoneamento. Foi estabelecido ainda, um prazo de cinco anos após a aprovação do Zoneamento para que o governo do Estado crie Unidades de Conservação na subcategoria Áreas Protegidas Propostas.

"Ficou acordado no Colégio de Líderes que a tramitação do Zoneamento será prioridade nos primeiros meses de 2010, para que tenhamos tudo concluído no primeiro semestre", concluiu.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE