Na penúltima sessão ordinária do ano, realizada ontem, a Câmara de Sorriso aprovou, em regime de urgência, a implementação da coleta seletiva de lixo em parceria com a Coopermar”s – Cooperativa de Seleção e Comercialização de Material Reciclável. O projeto de lei autoriza o Poder Executivo celebrar termo de cessão uso de um novo local para os cooperados, devido à necessidade de realocá-los, tendo em vista a impossibilidade desta atividade nas proximidades do aterro sanitário.
De acordo com o projeto, durante um ano, o município viabilizará o investimento de equipamentos, bens e serviços para a implantação do serviço de coleta seletiva de lixo. Serão fornecidos um barracão de 300m², uma prensa vertical e uma horizontal, 20 carrinhos para coleta e equipamentos de proteção individual – EPI (luvas, botas, máscaras e confecção de uniformes) para 32 cooperados. A administração também se compromete em fazer a perfuração de um poço tubular semi-artesiano, fornecer manutenção de peças dos equipamentos e disponibilizar acompanhamento técnico e gerencial durante este período.
“Entendemos ser uma forma inteligente de atuação, pois ao mesmo tempo em que promove a coleta seletiva, emprega pessoas que sobrevivem da catação de lixo. Estamos dando continuidade a parceria iniciada no ano de 2007 e que tem viabilizado a geração de emprego e renda a dezenas de munícipes, diminuindo desigualdades sociais”, disse Chagas Abrantes (PR), cobrando do líder de governo, vereador Vanzella (DEM), o compromisso assumido de encaminhar à Câmara o Termo de Ajustamento das partes, que deve estar incluso ao projeto.
Para o vereador Paulo da Farmácia (PMDB), da bancada situacionista, essa parceria é resultado de muito esforço dos cooperados. “Esse projeto vem beneficiar cada um dos cooperados que empunharam durante todo esse tempo a bandeira da cooperativa e, sem dúvida, o município”,