A convite da Câmara Municipal de Sorriso e do CTG –Recordando os Pagos- o Procurador da República, José Pedro Taques, ministrou palestra, na sexta-feira à noite, em Sorriso, para cerca de 300 pessoas (alunos, professores, diretores de escolas, presidentes de bairros, instituições de ensino, entidades, clubes de serviços). Com o tema – o que é democracia?, Taques apontou práticas que sustentam o verdadeiro sentido de democracia, como também, o que leva o Brasil a ter grande incidência de casos de corrupção. O jurista traçou um perfil histórico do problema e garantiu que o brasileiro não é geneticamente corrupto, e sim, culturalmente corrupto. “Não somos geneticamente corruptos, nem historicamente corruptos. Somos apenas culturalmente corruptos, pois temos a impressão de que a coisa pública é coisa de ninguém, quando na verdade, a coisa pública é de todos nós”. Durante a palestra, Pedro Taques respondeu vários questionamentos, principalmente de alunos das escolas públicas e particulares, como por exemplo, as formas de tornar a sociedade mais democrática, valores familiares e sociais e como erradicar a corrupção, dentre outros.
Segundo o procurador, a corrupção no país ocorre, principalmente, em razão da impunidade e da morosidade da justiça em julgar processos. “A impunidade é a causa da corrupção e a educação é o instrumento capaz de transformar esta realidade”, destacou Pedro Taques, lembrando que a educação é um fator de transformação, pois forma pessoas críticas e cidadãos de bem. “A educação oferece oportunidades para que haja, de fato, a democracia”. O Procurador elogiou a iniciativa de realização da palestra. “É muito importante que a Câmara proporcione eventos como esse, que demonstram a preocupação com a formação consciente dos cidadãos”, disse.
Pedro Taques foi procurador da República em Mato Grosso por 10 anos, atualmente é procurador República em São Paulo e professor de Direito Constitucional.