O governador Blairo Maggi,secretários, empresários e representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs)vão a Dinamarca participar da Conferência de Copenhague (COP-15) sobre ações para preservação do meio ambiente. As propostas de Mato Grosso serão apresentadas na próxima segunda-feira, em entrevista coletiva, pelos secretários de Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan, o chefe da Casa Militar, coronel Alexander Maia, e o presidente da Famato, Rui Prado.
A 15ª Conferência das Partes começa na segunda-feira e vai até dia 18 na capital da Dinamarca. O encontro é considerado o mais importante da história recente dos acordos multilaterais ambientais, pois tem por objetivo estabelecer o tratado que substituirá o Protocolo de Quioto, vigente de 2008 a 2012.
Conforme Só Notícias já informou, o presidente Lula anunciou que defenderá, dentre outras propostas, que os agricultores de Mato Grosso e dos estados amazônicos sejam compensados financeiramente por não desmatarem áreas a que tem direito com objetivo de plantar e manterão as florestas em pé. A compensação vem sendo defendida por Blairo, há cerca de dois anos, em encontros com ONGs nos Estados Unidos, Europa e Brasil.
Leia ainda
Lula adota proposta de Blairo para compensar quem não desmatar