O secretário de Saúde, Mauricio Estrada, deixa o cargo nos próximos dias. A decisão foi tomada pelo prefeito Juarez Costa e estava sendo mantida em sigilo. Uma fonte ligada ao prefeito confirmou hoje, em primeira mão ao Só Notícias, que o manifesto dos médicos encaminhado ao Ministério Público denunciando que pessoas estão morrendo no Pronto Atendimento, “por falta de assistência básica e que a prefeitura não prioriza a saúde” foi um dos fatores principais para a mudança no comando da secretaria. A falta de entrosamento com a classe médica, de mais profissionais para atender no Pronto Atendimento, a grande incidência de dengue (Sinop é a terceira cidade do Estado com mais mortes) foram outros fatores determinantes para ele deixar o comando da pasta.
“Maurício vai continuar na prefeitura. Ele será designado a coordenar exclusivamente o projeto para o hospital municipal entrar em funcionamento”, disse a fonte. “Ele já vem trabalhando nesta área e o prefeito decidiu que sua experiência técnica será importante para definir o modelo operacional e técnico que o hospital terá”, acrescentou a fonte.
Mauricio Estrada fica mais alguns dias até ser definido seu sucessor. Juarez está avaliando alguns nomes. O médico Alberto Kinhosita é um dos cotados. O médico Edson Nascimento, ex-secretário municipal de Saúde na gestão Adenir Barbosa, e diretor da Unimed Norte também é cotado. Juarez pretende escolher o próximo secretário já na semana que vem. Esta é a primeira baixa no secretariado. Estrada veio de Cuiabá e assumiu em janeiro deste ano
Além de Sinop, Cuiabá também deve ter novo secretário de Saúde. Conforme Só Notícias já informou, Luiz Soares pediu demissão, na quarta-feira, após enfrentar praticamente dois meses de greve de médicos no Pronto Socorro, que cobravam melhores salários e condições de trabalho.