Com o intuito de auxiliar no controle da dengue em Sorriso, os vereadores Leocir Faccio (PDT), Luis Fabio Marchioro (PDT) e professora Marisa Netto participaram de audiência em Brasília com o diretor da Bthek Biotecnologia, Kleber Campos, para tirar dúvidas sobre o Bt-horus SC, bioinseticida microbiano especialmente desenvolvido para controlar as larvas do mosquito transmissor da dengue e da febre amarela (Aedes aegypti) e de larvas de borrachudo (Simulium Spp.).
Sorriso já utilizou o produto e obteve resultado positivo, diminuindo consideravelmente os índices de infestação. A intenção dos parlamentares é dar continuidade ao trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti através da aplicação do bioinseticida em todo o perímetro urbano do município. A Bthek Biotecnologia é conveniada à Embrapa e desenvolve seus produtos em parceria com a empresa. A utilização do Bt-horus é recomendada pela Organização Mundial de Saúde e a Bthek é a primeira empresa brasileira a desenvolver, registrar e comercializar este tipo de produto.
Conforme informações colhidas pelos parlamentares, o produto é inofensivo ao homem, animais domésticos, aves, peixes e plantas, não polui, não deixa resíduos, não se acumula no meio ambiente e não afeta os insetos benéficos e os inimigos naturais. O produto pode ser também facilmente associado a outros métodos de controle.
Segundo o diretor da empresa, o mosquito não cria resistência ao produto e não há ciclo na proliferação do mosquito. "Temos problemas com a concorrência de algumas multinacionais, que procuram desqualificar o produto produzido pela Embrapa", disse Kleber.
De acordo com os vereadores, a Bthek Biotecnologia está preparada para atender o município de Sorriso, tão logo decida reutilizar o produto. "Eles estão a disposição para vir a Sorriso explanar sobre o assunto. Mas nos deixou claro que não basta somente o uso do produto, é necessário ser acompanhado de diversas ações de controle e conscientização da população", disse Luis Fabio. Em 2008, Sorriso foi destaque nacional através do programa de rádio ‘A Voz do Brasil", do Governo Federal, pela atitude pioneira de utilizar o Bt-horus no combate à dengue.
O Bt-horus SC é uma suspensão concentrada que contém 12 gramas de Bti por litro de produto e apresenta a potência de 1.200 UTI por miligrama de produto comercial.