O prefeito Chicão Bedin e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Cláudio Zancanaro, participaram de uma reunião no Sindicato Rural para discutir as ações que farão parte do projeto ambiental para recuperar área degradadas. “Estamos finalizando as discussões sobre o MT Legal, que em Sorriso terá o nome de “Sorriso + Verde”. Com ele, queremos buscar a legalidade das nossas áreas e da nossa produção. Eu acredito que agora sim, está tudo convergindo para o ponto que mais queremos que é o ponto da legalidade. Se existe alguém que quer proteger, que quer legalizar, e que depende do meio ambiente somos nós os produtores rurais, empresários e cidadãos sorrisenses”, explica Chicão.
O projeto tem como objetivo a regularização ambiental de fazendas e outras áreas, compatibilizando o desenvolvimento agropecuário e a conservação ambiental da região. Para legal, deverá ser assinado um Termo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura Municipal de Sorriso, Secretaria do Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso – SEMA, Secretaria Extraordinária de Apoio e Acompanhamento as Políticas Ambientais The Nature Conservancy do Brasil – TNC, a Associação de Produtores de Soja do Mato Grosso e o Sindicatos Rural de Sorriso.
Para o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Elso Vicente Pozzobon, todos os produtores rurais devem participar do projeto. “Nós tivemos agora uma reunião com o prefeito onde alinhavamos algumas ações a serem tomadas daqui em diante, e nos próximos dias. O produtor que não aderir certamente será detectado pela fiscalização e, caso haja algum passivo ambiental, ele estará sujeito a multa. Estando fora do projeto, há grandes possibilidades dele não estar completamente enquadrado na legislação ambiental atual, por isso, queremos que o produtor mostre a cara e venha para a regularização”, afirma Pozzobon.
Na próxima segunda-feira, às 19 horas, no auditório Flor da Soja, haverá uma reunião com todos os produtores rurais para apresentação do projeto. “Convido a todos os produtores rurais de Sorriso e região que participem da reunião onde transmitiremos os passos a serem seguidos no programa “Sorriso + verde”. De imediato, estaremos fazendo o Cadastro Ambiental Rural – CAR e posteriormente a Licença Ambiental Única – LAU. O produtor tem mais a ganhar vindo participar conosco, do que se escondendo”, enfatiza Pozzobon.