A prefeitura de Lucas também fica fechada, nesta 6ª, data da mobilização nacional em defesa dos municípios que deve ter adesão de aproximadamente 100 prefeituras mato-grossenses. Em todo o Brasil prefeitos decidiram suspender as atividades nas prefeituras para protestar contra a crise financeira e a queda nos repasses de verbas federais, bem como na arrecadação, o que dificulta o cumprimento das obrigações constitucionais dos municípios. Também vão cobrar mudanças nos repasses para a Saúde e Educação.
O prefeito Marino Franz classificou de "injusta a divisão das receitas, que ocasionou considerável redução dos recursos oriundos do FPM, (fundo de participação dos municípios)". Marino, conforme Só Notícias já informou, acabou determinando cortes no seu salário, do vice, secretários e integrantes do 2º escalão, além de reduzir o horário de expediente na prefeitura e em secretarias para reduzir custos.
Diversos municípios também tomaram posicionamentos semelhantes chegando a dispensar alguns servidores e a postergar obras.