Cuiabá sediará nos dias 22 e 23 o seminário regional e fórum estadual de mudanças climáticas, com o tema “As Mudanças Climáticas da Região Centro-Oeste do Brasil”. O evento é organizado pela secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio das Superintendências de Defesa Civil e de Biodiversidades, com apoio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Ministério do Meio Ambiente e ICLEI/Brasil.
O seminário é o quarto de uma série de encontros promovidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, em parceria com representantes das Defesas Civis estaduais e municipais, das cinco regiões do Brasil, e com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O primeiro seminário foi realizado nos dias 10 e 11 de agosto em Palmas, Tocantins, e já foi realizado também, em Vitória (ES) e Porto Alegre (RS).
“O objetivo principal deste evento é delimitar estratégias e ações que possam contribuir para a redução gradual dos impactos das mudanças climáticas e suas conseqüências na região Centro-Oeste e, servirá, também, para marcar o lançamento do Fórum Matogrossense de mudanças climáticas”, explicou o superintendente da Defesa Civil de Mato Grosso, major BM Agnaldo Pereira.
A proposta é que cada região promova uma discussão acerca do impacto local e regional das mudanças climáticas sob o enfoque das ações de Defesa Civil e, a partir daí, construam suas cartas, que serão levadas ao encontro nacional, a ser realizado em novembro em São Paulo, por ocasião do “V Seminário Internacional de Defesa Civil”.
“Através da mudança de posturas e atitudes, a intenção é construirmos uma melhor qualidade de vida para as gerações futuras permitindo com isto, a auto-sustentabilidade dos setores produtivos”, salientou o superintendente da Defesa Civil.
Em Cuiabá, além dos anfitriões, estarão reunidos representantes dos Estados do Mato Grosso do Sul, Goiás e do Distrito Federal.
O fórum mato-grossense, criado pela Lei 9.111, de 15 de abril de 2009, tem por objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade para a discussão e tomada de posição sobre os problemas decorrentes da mudança do clima. O coordenador de Mudanças Climáticas, vinculada à Superintendência de Biodiversidade da Sema, Maurício Philipp explicou que caberá ao fórum estadual a formulação e implementação da política estadual de mudanças climáticas, em articulação com a nacional e outras políticas públicas correlatas e ainda estimular a criação pelos municípios de fóruns locais, desencadeando a unificação dos esforços para o surgimento de ações de enfrentamento da questão.
“O fórum visa também apoiar a realização de estudos, pesquisas e ações de educação e capacitação nos temas relacionados às mudanças do clima, que atendam ao desenvolvimento sustentável do Estado, bem como incentivar os projetos que utilizem o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), a fim de que se beneficiem do “mercado de carbono” decorrente do Protocolo de Quioto”, completou Philipp .
De acordo com Maurício Philipp, a criação do fórum faz parte do projeto Políticas Estaduais pelo Clima (PEClima), desenvolvido em parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, com o apoio da Embaixada Britânica, em Brasília.
O fórum mato-grossense será presidido pelo governador do Estado, sendo composto, pelas secretarias de Estado, autarquias e fundações e empresas públicas estaduais, cujas atribuições tenham relação com as mudanças climáticas e por representantes de órgãos ou entidades públicas federais, organizações não governamentais, sindicatos, associações de classe, setores produtivos, federações, Poder Legislativo, Poder Judiciário e Poder Executivo municipal, Ministério Público, instituições públicas e privadas de ensino superior.
Uma das primeiras ações do fórum mato-grossense de mudanças climáticas após a sua efetivação, será discutir a política estadual de mudanças climáticas. A lei de criação do fórum está disponível no site da Sema.
A abertura do seminário regional e fórum estadual de mudanças climáticas, será no salão “Cloves Vetoratto”, do Palácio Paiaguás, às 9h30 do dia 22 com a presença do governador Blairo Maggi e da secretária nacional de Defesa Civil, Ivone Maria Valente, e autoridades. As inscrições para participação no evento poderão ser feitas no site da Sema, a partir da próxima segunda-feira (19).