O vereador Airton Callai (PSB) elaborou um projeto para criação de uma base integrada da Guarda Municipal noturna, nos bairros de Lucas que poderá estar ligada a Secretaria de Gestão Pública, organizada e devidamente treinada para exercer a ronda noturna nos bairros e trabalhando na prevenção a diversos crimes. "Apesar de nunca ter sido considerada uma cidade violenta, o crescimento populacional trouxe aumento nos indicadores de violência, o que causa insegurança aos munícipes e a base integrada será um novo modo de oferecer apoio e o serviço da polícia a comunidade" afirmou o vereador.
Segundo Callai, a intenção da sugestão do projeto de lei é criar o Programa Bairro Seguro, implementando estratégias preventivas para minimizar as situações de risco da sociedade. "A sugestão foi encaminhada ao Executivo para análise, já que a Câmara Municipal, não pode criar Programa. Eles irão analisar fazer ajustes e depois o projeto deverá voltar a Casa para aprovação e criação do mesmo", relatou.
Para o secretário de Gestão Pública, José Luiz Paetzold, que recebeu a sugestão, o programa será de grande importância mas terá que ser analisado com critério."Se preciso faremos ajustes. Sabemos que a guarda municipal é voltada ao trânsito e para que possamos atender ao pedido do vereador Callai teremos que criar uma nova estrutura, com carros e profissionais novos para garantir a sociedade essa segurança tão almejada", expôs Paetzold.
A base integrada não abandona o policiamento tradicional, pois ao interagir mais com a comunidade, o policiamento tradicional melhora e a polícia continua atendendo prontamente as emergências e tende a estimular as pessoas a registrarem as ocorrências.