O concurso público para ingresso na carreira da magistratura do Estado de Mato Grosso recebeu 2.238 inscrições de candidatos interessados nas 43 vagas disponibilizadas, perfazendo um total de 52 candidatos por vaga. O deferimento das inscrições será publicado no dia 16 de outubro, no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), disponibilizado no Portal do Poder Judiciário de Mato Grosso.
Concluída a fase de inscrições, a Gerência de Concursos Públicos do Departamento de Recursos Humanos do TJMT passou à conferência dos documentos de caráter obrigatório, exigidos no Edital 1/2009/GSCP. Após essa conferência, o próximo passo será o deferimento das inscrições. Assim que a relação de candidatos aptos a concorrer a uma das vagas for publicada, passará a contar o prazo para eventuais recursos, nos termos do edital.
O concurso para o cargo de juiz substituto prevê seis etapas de provas. Entre elas, serão analisados, além dos resultados das provas objetiva e escrita, a vida pregressa do candidato, investigação social e exame de sanidade física e mental. A penúltima etapa será a prova oral, seguida do Curso de Formação para Ingresso na Carreira da Magistratura, com avaliação de títulos.