O ex-prefeito de Matupá Valter Miotto Ferreira enviou nota, ao Só Notícias, contestando a denúncia feita pelo Ministério Público Federal em Sinop sobre má aplicação de verbas de dois programas do governo federal que não teriam sido aplicados na destinação correta. “O Programa Vigilância Sanitária tem como finalidade atender os moradores não somente da zona urbana, mas também das comunidades rurais através de campanhas de vacinação, controle de vetores e combate a problemas gravíssimos, na época o foco principal era o combate a hantavirose. Além disso, o programa prevê a capacitação dos agentes de saúde o que justifica o fornecimento de alimentação para que os mesmos possam atender melhor a população do meu município. Nada mais justo que os agentes tenham sido beneficiados com biscoitos, margarina, queijo e apresuntado, até porque, não é de minha índole e do meu espírito admitir que esses seres humanos tão importantes para a sociedade sejam tratados a água e farinha. Minha inteligência conclui também que os investimentos na capacitação dos agentes públicos são muito importantes para o bom andamento do programa em questão”, rebate o ex-prefeito.
O ex-prefeito aponta que “viabilizou um veículo para servir exclusivamente os funcionários do Programa de Vigilância Sanitária, sendo necessário o gasto com combustível. Quanto ao lapso do depósito, tão logo a tesouraria verificou a falha, foi realizada a devolução imediata dos recursos para a conta de origem, não provocando prejuízo algum ao erário público municipal. Tal providência foi tomada em menos de 24 horas úteis (sexta para segunda), conforme consta na matéria deste conceituado veículo de comunicação. Salientamos ainda que toda a prestação de contas no que se refere ao programa em questão foi aprovada pelo órgão responsável pelo repasse dos recursos, no caso o Ministério da Saúde”.
Quanto à reclamação do Ministério Público Federal, Valtinho diz que se a mesma prosperar estará pronto para quaisquer esclarecimentos tanto no que se refere a seus atos públicos como também nas ações de cunho particular.
O ex-prefeito finalizou destacando que, em 2006 a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) instituiu o Prêmio Índice Fiscal, Social e de Gestão com o objetivo de medir o desempenho dos 5.564 municípios brasileiros e Matupá figurou entre os 10 municípios de Mato Grosso (dos 141)e, em 2007, foi o 2ª melhor do Estado.